Par.ale.lo.

Tudo sobre nada!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

História da bicicleta e origem do MTB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 História da bicicleta e origem do MTB em Sab Abr 19, 2008 4:13 pm

Peralta


Viciado
HISTÓRIA DA BICICLETA E ORIGEM DO MOUNTAIN BIKE - MTB
(Por: Quati Mountain Bike Clube)

Para entender melhor a origem do Mountain Bike, é interessante conhecermos primeiro, a história e evolução da bicicleta através dos tempos.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Massachussets - EUA, indicam que a “Bicicleta Moderna” (com transmissão de força por corrente), foi idealizada por Leonardo da Vinci, e registrado num código (“Código Da Vinci”), com cerca de 700 páginas, que está atualmente arquivado no Museu de Madrid.

A história da bicicleta, porém, tem início no séc. XVIII, mais precisamente no ano de 1790, quando o conde francês Mede de Sivrac idealizou o “Celerífero” (do Latim: “Celer” = Rápido e “Fero” = Transporte), um veículo primitivo, com 2 rodas, ligada por uma ponte de madeira, com apoio para as mãos na parte frontal e acionado por impulsos dos pés no chão.

1816 - Ocorre a primeira evolução da bicicleta, quando o barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwig Von Drais instala sistema de direção ao Celerífero, criando assim o primeiro guidão e um novo modelo de bicicleta, batizado de “Draisiana”.
A Draisiana, já contava com alguns acessórios, como eixos melhorados e assento, proporcionando maior conforto e velocidade.

1818 - Von Drais apresenta seu invento à sociedade e percorre a distância entre as cidades francesas de Beaun e Dijon, com velocidade média de 15Km/h, conquistando assim o primeiro “recorde ciclístico”, com sua Draisiana.

1820 - Von Drais adapta a Draisiana para crianças, criando a primeira bicicleta infantil do Mundo!

1840 - A partir deste ano que a evolução da bicicleta dá um grande salto, quando o escocês Kikpatrick McMillan adapta na Draisiana, 2 bielas ao eixo traseiro, ligadas por barras de ferro, formando um pistão acionado pelos pés, que impulsionava a bicicleta.
No entanto, causava imenso desconforto ao ciclista, pela posição dos pedais no eixo traseiro, que causava desequilíbrio do ciclista.

1855 - McMillan e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam os pedais ao eixo dianteiro, e aumentam o tamanho da roda dianteira, exigindo menos força do ciclista, e possibilitando uma posição mais confortável sobre a bicicleta, apesar do invento pesar aproximadamente 45 Kg. Era o surgimento do “Bicíclo” (ou Velocípede)!

1868
- Acontece em Paris a primeira prova de Bicíclos, no Parque Saint’Cloud, vencida pelo inglês James Moore, o primeiro campeão de ciclismo do Mundo!

1875 - É fundada a primeira fábrica de bicicletas do Mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários fabricando 140 bicicletas por ano. Cada unidade era vendida pelo exorbitante valor de 450 Francos.

1877 - Rouseau apresenta um dispositivo por meio de correntes, que multiplicava o giro da roda dianteira, proporcionando mais velocidade à bicicleta.

1880 - O francês Vincent, constrói a primeira bicicleta com transmissão de corrente aplicada ao cubo da roda traseira.

1884 - Ocorre uma grande evolução no ciclismo, quando o inglês Thomas Humbert inventa o quadro de 4 tubos e caixas de centro e cubos esferados, de fato, a primeira bicicleta moderna.
Nesta época já ocorria na Itália, provas de ciclismo com até 33Km de distância!

1885 - Giusepe Pasta vence a prova Volta dos Bastiones em Milão, cobrindo 11Km em apenas 37 minutos, numa época que a bicicleta já causava grande fascínio nos homens, e alguns intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que a mulher”.

1887 - James Boyd Dunlop, inventa o pneu.

1891 - O francês Michellin, lança o 1° pneu desmontável.

1895 - No dia 9 de outubro, toda a cidade de Milão aplaude Raffaelle Gatti, que retornara do “Tour do Círculo Polar Ártico”.

A partir de 1900 o Ciclismo ganha mais força, e a bicicleta começa a receber várias modificações técnicas, entre elas a roda livre, câmara tubular e sistema de câmbio velocidade, proporcionando incrível conforto e velocidade ao ciclista.

A roda livre, permitia ao ciclista interromper as pedaladas, sem parar o movimento da bicicleta, ideal para descidas, trajetos com vento à favor, e momentos de calma durante as corridas.

A câmara de ar tubular, era constituída, de borracha envolvida em um invólucro de seda, com válvula, costurada na parte interna do pneu e protegido por uma faixa de algodão, que proporcionava absorção de impactos na roda.

O sistema de câmbio velocidade, permitia o aproveitamento de várias engrenagens da transmissão, imprimindo velocidades maiores, sendo o fator mais importante deste avanço tecnológico!

Foi nesta época que criou-se a denominação Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem, ganha tempo e espaço!”

Desta forma, a bicicleta e o ciclismo, vem sendo aperfeiçoados, com relação aos materiais empregados, tecnologia e modalidades praticadas.

Existem muitas modalidades praticadas atualmente, basicamente classificadas em 3 estilos:

- Ciclismo Tradicional (de velocidade)
- BMX (Bicicross)
- MTB (Mountain Bike)
...

Ver perfil do usuário

2 Re: História da bicicleta e origem do MTB em Sab Abr 19, 2008 4:17 pm

Peralta


Viciado
...Apesar da história da bicicleta ser antiga, o Mountain Bike que conhecemos hoje, só foi surgir no final da década de 70, quando Joe Breese, Tom Ritchey, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunnnighan começaram a descer as montanhas de San Francisco, na Califórnia (EUA).

Como as bicicletas da época, não eram adequadas para as trilhas e descidas nas montanhas, eles utilizavam as “Cruiser Bikes”, por serem menores e mais resistentes.
A partir daí, começaram a adaptar alguns componentes, como freios mais potentes, câmbio e pneus especiais, criando assim um novo modelo de bicicleta, que apelidavam de “Clunkers”(Tranqueira) ou “Trashmobiles” (Lixomóvel).

Provavelmente os nomes mais importantes do esporte, sejam Tom Ritchey e Gary Fisher, que além de praticantes, deram os primeiros passos na fabricação das Montain Bikes.

Ritchey, contribuiu muito para o desenvolvimento de novos materiais, construindo artesanalmente aparatos para bikes.Foi ele quem desenvolveu o primeiro protótipo do “quadro diamante”, modelo muito usado até hj.

Gary Fisher, foi responsável pela adaptação, desenvolvimento de novas peças, e popularização do esporte.

Atualmente tem suas respectivas fábricas de bikes: “Ritchey Bikes” e “Gary Fisher Bikes”.

Com o crescimento do esporte, as primeiras provas começaram a ser organizadas, sendo que a mais importante foi o “Repack Downhill”, realizado aos finais de semana no “Mount Tamalpais”, em San Fransisco.

Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized Company e lançou o modelo “Stumpjumper” (Pulador de toco), a primeira Mountain Bike a ser produzida em série no Mundo, sucesso de vendas até hoje.

No Brasil, o Mountain Bike começou a ser introduzido na década de 80, com a primeira prova realizada em 1988, no Rio de Janeiro.
Mas ganhou força mesmo, no ano de 1990, com a abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros, onde a concorrência possibilitou um avanço tecnológico ao esporte.

A partir desta época o Mountain Bike começou a ganhar força, novas categorias e modalidades começaram a surgir.



O Mountain Bike se divide em 7 categorias:


- Cross Country:

Provas de longa distância, com terreno irregular, variando entre subidas e descidas, na forma de “Circuit”(pista) ou “Trip-trail”(trilha).


- Uphill:
Provas realizadas em subidas íngremes, com grande esforço do atleta (Ciclista), com bicicletas leves, para facilitar a subida.


- Downhill:
Provas realizadas em descidas íngremes, com terreno acidentado e cheio de obstáculos, onde a técnica e coragem do atleta (Piloto) são detrminantes, já que o percurso é veloz e com alto nível de dificuldade.
Pode ser uma competição “Aberta” entre os pilotos (quem chega na frente ganha) ou “Contra-Relógio” (onde descem 1 por vez, e quem fizer o melhor tempo, é o campeão)
Pode ser executado, em território urbano, aproveitando ladeiras, escadas etc...(Urban Downhill), ou em “Penhascos de Montanhas” (Downhill Rampage).


- Slalon:

Dividido em “Dual Slalon” (2 pilotos descem lado a lado, às vezes com separação por faixa de segurança em pista íngreme) ou “Four Cross - 4X” ( descem 4 pilotos por vez, em tereno íngreme com obstáculos, como um “misto” de BMX e Downhill)


- Mountain Cross:
Idêntico ao BMX (Bicicross), porém aplicado às Mountain Bikes, onde geralmente descem 8 pilotos lado a lado.


- Biketrial:
Categoria, onde é explorado o equilíbrio e técnica do ciclista sobre a bicicleta, na transposição de obstáculos curiosos, como lixeiras, mesas, escadas, muros, carros etc. O objetico principal é executar as manobras, sem tocar os pés no chão.
Pode ser executado em pistas preparadas, ou livremente, na rua (FreeTrial).


- Freeride:
Categoria livre, onde não há colocação, nem marcação de tempo. O que realmente vale, é a técnica e criatividade nas manobras. Pode ser praticado em pistas de terra, cimento, ruas, e até mesmo em lagoas, sendo classificado em:

Slope Style: Pista técnica com rampas e obstáculos, originado no Downhill;

Dirt Jump: Saltos Acrobáticos em rampas de terra, originado no BMX;

Lake Jump: Saltos Acrobáticos em rampa de plataforma, com aterrisagem na água;

Urban Assault: Freeride, realizado em ambiente urbano, com aproveitamento de
calçadas, praças, escadas, muretas, bancos etc...

Street/Park: Semelhante ao BMX/Street, com prática de manobras e saltos
acrobáticos, nas ruas, pistas para Skates e Patins, ou pistas específicas construídas
para bikes.

Ver perfil do usuário

3 Re: História da bicicleta e origem do MTB em Sab Abr 19, 2008 4:20 pm

Peralta


Viciado
EVOLUÇÃO DA BICICLETA:


Celerífero:





Draisiana:




Draisiana de McMillan:




Bicíclo:




Bicicleta Moderna:

Ver perfil do usuário

4 Re: História da bicicleta e origem do MTB em Sab Abr 19, 2008 10:10 pm

Hsan


Usuário
Nossa Peralta, pensei que só sabia a historia da breja.

Bela pesquisa! Quase um livro.

Ver perfil do usuário

5 Re: História da bicicleta e origem do MTB em Dom Abr 20, 2008 11:38 am

Peralta


Viciado
Então...

Na verdade, foi o Rafael quem pesquisou... eu apenas redigi o texto, enquanto entornava alguns litros de breja, hahahaha

Ver perfil do usuário

6 Re: História da bicicleta e origem do MTB em Dom Abr 20, 2008 11:53 am

psycomtb


Viciado
Peralta escreveu:Então...

Na verdade, foi o Rafael quem pesquisou... eu apenas redigi o texto, enquanto entornava alguns litros de breja, hahahaha
Corinthiano Detected! Razz
Muito bom essa pesquisas senhores gemeos. O que mais voces sabem a historia?


_________________
UMF Hardy Steel - totalmente sem molas
Ver perfil do usuário

7 Re: História da bicicleta e origem do MTB em Ter Abr 22, 2008 9:00 am

Rafael MS


Usuário
Isso é aquela pesquisa que fizemos quando montamos aquela "apostila" de manutenção, treinos e história da bike?

Mas parece que está mais completa... show!!!
Tínhamos que imprimir alguns exemplares desse material para distribuir nos rolês... hehehehehe Um pouco de cultura não faz mal a ninguém, ainda mais sendo relacionado à bike.

Não podemos esquecer dois grandes nomes na popularização da bike como meio de transporte.... Leonardo Da Vinci e Albert Eistein... esse último eu só fã!!! O cara era louco mesmo.... huahuauhauhahuauha

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum